sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Cozinha Grega: Moussaká

QUE SAUDADEEEEEEEEEEEEEE, que estávamos de vocês queridos leitores!

Devido a outros deveres, ficamos afastados por um tempo, mas estamos de volta com muitas delícias é claro.


E para matar a saudade, bora curtir um comida Grega?


Primeiro, vamos compartilhar a história desta comida com vcs publicada em um blog referenciado ao final desta postagem!

"Os gregos só fazem moussaká em ocasiões especiais, seja porque é um prato trabalhoso, ou porque, na sua forma popular, é considerado “muito pesado”, pois os gregos costumam ter uma alimentação muito saudável (comida do Mediterrâneo).
O moussaká é considerado internacionalmente como o prato representativo da culinária grega, praticamente todos os restaurantes na Grécia têm em seu cardápio o famoso prato e todo restaurante grego fora da Grécia, também.
O nome moussaká não é uma palavra de origem grega. Provavelmente, sua origem é árabe. Na Turquia, há um prato chamado moussaká que é um cozido de berinjelas e carne, assim como em alguns países árabes e na Romênia e Iugoslávia também existem pratos com o mesmo nome, que levam berinjelas, mas nada tem a ver com o famoso prato grego. Segundo a famosa escritora e pesquisadora Aglaia Kremesi, imaginava-se que o moussaká tivesse sido inventado no palácio de Topkapi (residência dos sultões) em Istambul (antiga Constantinopla) durante o domínio otomano, mas o certo é que não há registro de como era feito o moussaká antes dos meados do século XX, quando o conceituado chef Nicholas Tselementes colocou a receita em seu livro de culinária já utilizando o molho bechamel que é uma invenção francesa.
Seja lá qual for a origem, a verdade é que os gregos é que deram a este prato a fama, o sabor e sua forma atual."

Depois da história, vamos a receita..
Lembrando que nossas dicas, dificuldades e adaptações da receita estarão inclusas!


INGREDIENTES:


Para montagem: este prato é feito de camadas, leia todas as partes para não pular nenhuma! (Camadas: Batata + Berinjela + Molho de Carne + Molho Bechamel) 

4 berinjelas (cortada longitudinalmente em 1 cm)
6 batatas (cortadas em rodelas de 1 cm)
50 gr de queijo ralado (utilizamos o queijo parmesão)
Óleo para fritar

Molho de carne:
1 kg de carne moída (patinho ou alcatra)
1 cebola média
2 colheres de café de alho
½ xícara de chá de salsinha picada
3 colheres de sopa de extrato de tomate 
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Uma colher de chá de açúcar
Uma pitada de noz moscada 
2 folha de louro 
½ xícara de chá de vinho (utilizamos o tinto)
1 xícara de chá de água quente
Azeite

Molho bechamel:
4 colheres (sopa) de manteiga
8 colheres (sopa) de farinha de trigo
Sal a gosto
2 ovos
4 xícaras de chá de leite
50 gr de queijo ralado

MODO DE PREPARO:

Berinjelas:
Corte fatias longitudinais de cerca de 1 cm de espessura e grelhe (há a opção de fritar ou assar também) as berinjelas umedecidas com azeite.



Batatas:
Frite no azeite até formar uma casquinha dourada e deixe secar em papel absorvente (há a opção de grelhar ou assar também).



Molho de Carne:
Aqueça o azeite numa panela, refogue a cebola, o alho e em seguida refogue bem a carne moída. Coloque o extrato de tomate e refogue mais um pouco. Junte o vinho, a água e os temperos (sal, pimenta, salsinha, noz moscada, açúcar e louro) e deixe cozinhar em fogo baixo durante cerca de 15 minutos ou até o molho ficar mais sequinho.



Molho Bechamel:
Leve ao fogo a manteiga (fizemos com margarina haha) deixe derreter e adicione a farinha mexendo rapidamente, junte aos poucos o leite (devagar e mexendo sempre para não empelotar). Quando terminar de juntar o leite apague o fogo.
Numa tigela, bata as claras até espumar bem (não precisa bater até o ponto de neve), junte as gemas e bata até ficar homogêneo. Junte os ovos batidos ao creme na panela. Após isso, tempere com o sal e misture o queijo ralado.



Montagem:
Pré-aqueça o forno a 200 °C.
Numa forma funda, monte o Moussaká colocando as batatas, salpique com queijo ralado, as berinjelas, queijo ralado, o molho de carne, as berinjelas, o molho bechamel e mais um pouco de queijo!
Coloque no forno para assar por cerca de 45 minutos ou até formar uma crosta mais escura.
Deixe esfriar bem antes de cortar (comemos quente mesmo!)

Obs: Deixe as cascas na berinjela para ela não desmanchar; Deixar as Batatas por ultimo para absorver os líquidos; Deixe esfriar um pouco para maior absorção dos líquidos.

Tempo de Preparo: 2h30 (marromenos =O)

Nota da Família: 10 !!!!!!!!!!!!!!!
Meu, dá trabalho! hahahah

Para acessar a referência, clique aqui.

beijos dos gordos (.)



domingo, 27 de julho de 2014

Filé Mignon Gourmet com Batata Gratinada


<Débora> "Senhores...chegamos".. haha.  Finalmente chega o dia da semana que compartilhamos gordisses gostosas com vocês. Hoje colocaremos uma receita de dificuldade moderada, mas ótima para ocasiões especiais. 

Bora aprender?? E de antemão já digo, ficou SENSACIONAL!


<Renan> Se preparem, dá trabalho, a receita é longa, mas na minha opinião, foi nossa melhor receita até hoje!! Muito saborosa. Nessa deixei a muié de lado só preparando a sobremesa (nosso cookie). Ou seja, os méritos são meus!! hehehehe



Ingredientes Filé Mignon: 

1 peça de filé mignon (Nós usamos um peça de 1,5kg)

Sal e pimenta-do-reino
1 colher de azeite de oliva (colocamos a gosto!)
1 pacote de manteiga (usamos manteiga com sal e em tabletes)
1 colher de mostarda dijon (ela é ótima para tempero)
1 colher de salsa picada
1 colher de cebolinha picada
1 folha de louro moída

Ingredientes da Batata Gratinada:

800g de batata
1 xícara de leite
1 1/5 xícara de creme de leite fresco
Sal e pimenta-do-reino
1 pitada de noz-moscada ralada na hora


Acompanhamento (opcional) 
Arroz: 


2 xícaras de chá de arroz (de sua preferência)
Azeite (a gosto)
1/2 cebola picada
alho (a gosto)
sal (a gosto)
cenoura ralada (a gosto)
salsinha picada (a gosto)
pimentão picado (a gosto)
ervilha (a gosto)
milho (a gosto)
vagem (a gosto)
água (fervente)



Modo de Preparo

Descasque a batata e corte em fatias bem finas de 3mm. Enxugue-as com um pano de prato e tempere com sal e pimenta. Em uma panela ferva o leite e coloque as batatas. Tampe e cozinhe por 10 minutos em fogo brando. Acrescente o creme de leite e a noz-moscada e cozinhe por mais 40 minutos em fogo baixo (deixe o tempo necessário, sem deixar passar do ponto, já que o creme de leite pode amargar se ficar muito tempo no fogo). Para finalizar transfira para uma travessa e coloque no forno pré aquecido para gratinar, como o filé mignon também irá ao forno, procure retirá-los juntos para servir. 

Enquanto isso, misture a manteiga, mostarda e as ervas em uma tigela. Trabalhe bem para formar uma pasta homogênea. Coloque a mistura sobre um filme plástico (ou papel vegetal) e enrole formando um bastão de manteiga (faça rodelas e não bolinhas, para ficar mais fácil de derreter em cima da carne ao servir). Retire todo o ar e coloque no freezer. 

Limpe os filés e corte em fatias na altura de 2 dedos (pegue apenas as partes mediais da peça e não as pontas). Tempere com sal e pimenta. Aqueça uma frigideira com o azeite e deixe ficar bem quente. Acrescente uma colher de manteiga (na frigideira) e os medalhões. Doure cada lado por 3-4 minutos tomando cuidado para selar também as laterais. Coloque a frigideira no forno e deixe por mais 4-6 minutos para mal passado; 6-10 para ao ponto; e 10-15 minutos para bem passado.

Sirva com as batatas e as rodelas de manteiga sobre os filés.

Assim que começar a limpar os filés, prepare o arroz para que fiquem prontos ao mesmo tempo. O arroz é preparado da seguinte maneira: ferva a água em um recipiente separado, e em outra panela refogue a cebola e o alho no azeite, acrescente os vegetais de sua preferência e deixe refogar por pouco tempo, em seguida coloque o arroz e acrescente o sal. 
Misture os ingredientes e acrescente a água, de maneira que cubra os ingredientes. Deixe cozinhar até que o arroz fique mais seco. 



Sirva junto ao filé mignon!








Tempo de preparo: 1h30min

Serve: 4 pessoas 

Nota da família: 10,0

Acompanhamento: Aurora Varietal Cabernet Sauvignon




Clique aqui para acessar a referência.




beijos dos gordos  ( . )

domingo, 20 de julho de 2014

Pimentão Recheado c/ Carne

Pimentão Recheado

<Renan> Esse pimentão já foi feito pelo menos umas três vezes. E todas as vezes foram devorados, sem piedade!! Acredito que por conta das cores dos pimentões o prato fica mais apetitoso. Outra característica marcante é o tempero da carne. Galera, vale muito a pena! Também pode ser feito com calabresa e/ou frango.

<Débora> Para fechar com chave de ouro, a opção por essa receita tenho que dizer que ela é simples, rápida e fácil de fazer...o problema é só uma sujeirinha generalizada na cozinha depois =X hahah

Ingredientes:

3 pimentões (vermelho, verde ou amarelo)

Recheio:

1 kg de carne crua moída
2 pães hidratados em água
1 xícara (chá) de cebola picada
½ xícara (chá) de cebolinha picada
½ xícara (chá) de salsinha picada
1 colher (café) de pimenta do reino
1 pitada de noz moscada (ralado na hora)
Sal à gosto

Modo de Preparo:

- Corte os pimentões ao meio (em tiras grossas) e tire a parte branca e as sementes
- Misturar a carne, o pão*, a cebola, a cebolinha, a pimenta e a noz moscada até ficar homogêneo. Se necessário acrescente sal. O pão é necessário para dar liga o recheio.
- Reserve em uma tigela o recheio.
- Pegue os pimentões cortados e acrescente o recheio. (não colocar muito cheio porque após fritar há um aumento no volume e pode trasbordar do pimentão, porém, pouca quantidade também não dará uma boa coaptação entre pimentão e carne)
- Frite no azeite até ao ponto que desejar.




Dica: utilize todos os espaços da frigideira, assim o perigo de espirrar para todos os lados é menor!

*Obs.: é necessário tirar a casca do pão e deixa-lo de molho na água, só assim será possível mistura-lo com a carne sem pedaços remanescentes.



Serve: 4 pessoas.
Tempo de preparo: 1h
Nota da Família: 9

Referencias: Clique aqui para acessar o ponta-pé da receita, e aqui também !


Beijos dos gordos! ( . ) 

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Cookies c/ Pepitas de Chocolate

- Cookies c/ Pepitas de Chocolate 

<Débora> Hoje postaremos uma sobremesa fácil e rápida de fazer que pode ser realizada tanto em um encontro com as amigas quanto em um almoço com a família!!!

<Renan> 
Essa receita é quase toda mérito da Débora, a minha parte realmente foi só assistir, e deliciar! Claro, palpitei para irrita-la! Só assim mesmo para as coisas saírem (hehehe).
De qualquer modo, essa receita tem pouco para se inventar, até por quê já é muito saborosa assim. Combinamos de em um futuro próximo testar com chocolate branco, alterando alguns ingredientes, vamos ver o que dá...

A receita de hoje será Cookies (bolachas) com pepitas chocolate!!! Hummm =))) 




Ingredientes:

  • 240g de manteiga com sal (ou pode ser a manteira específica para bola também)
  • 110g de açúcar branco;
  • 165g de açúcar mascavo (essencial)
  • Dois ovos;
  • Duas colheres de chá de essência de baunilha;
  • 350g de farinha de trigo;
  • Meia colher de chá de sal fino;
  • Uma colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • Uma colher e meia de chá de fermento;
  • Duas colheres de sopa de cacau em pó (ou pode ser Chocolate do Padre);
  • 380g de pepitas de chocolate negro (ou chocolate negro partido em pedaços pequenos). 
  • Papel vegetal

Modo de preparo: 
  • Unir a manteiga com o açúcar e o açúcar mascavo e bater com a batedeira durante três minutos até ficar bem cremoso (se estiver difícil ficar homogênio, acrescente três colheres de sopa de leite!)
  • Adicionar os ovos e a essência de baunilha e bater durante mais dois minutos;
  • Acrescentar o bicarbonato de sódio, o fermento, o sal e a farinha e incorporar bem;
  • Juntar as pepitas de chocolate e mexer até ficarem bem distribuídas;
  • Fazer bolinhas com a massa e colocar num tabuleiro (forma) coberto com papel vegetal (fizemos bolinhas com duas colheres );
  • Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 20-30 minutos;
  • Retirar o tabuleiro do forno e deixar arrefecer durante dois minutos;
  • Retirar as bolachas ainda sobre o papel vegetal e transferir para uma superfície fria; 
  • Deixar arrefecer (esfriar) pelo menos durante três minutos. 
Referências:
Receita adaptada do blog O meu bem estar


Beijos, dos gordos ( . )

domingo, 6 de julho de 2014

Paella à Moda d' Casa


Paella à Moda d' Casa

<Débora> Essa será a primeira receita que ensinaremos, foi a primeira realizada em conjunto, em homenagem ao aniversário de minha mãe. Este dia 12/01/2013 foi o princípio de tudo!

<Renan> A primeira experiencia foi animadora, talvez mais pela certeza que tudo ia dar errado, mas que no final deu em grande parte certo. Havíamos planejado em tempo suficiente para realizar tudo conforme o planejado, porem não chegamos ao nível de ir até o Mercado Municipal, vulgo Mercadão, para adquirir os frutos do mar frescos. Assim no supermercado St. Marche foi possível achar um "kit" com todos os frutos mar necessários para o prato. Como a sogra da Débora, filha de espanhola, possui grande experiencia neste assunto nos emprestou alguns ingredientes e acessórios. 


Segue a receita MARAVILHOSA de nossa Paella:


- 2 kit paella (camarões,lula,polvo, mexilhão) adquirido no supermercado
- 3 pimentões, sendo 1 verde, 1 vermelho e 1 amarelo cortados em tiras
- 400 g de arroz tipo parbolizado
- 250 ml de azeite de oliva 
- 4 tomates Débora (não por acaso) picados, sem pele e sem sementes
- Pimenta do reino à gosto (Cuidado!!!)
- 1 cebolas média picada 
- 1 pitada de açafrão Hebra (acha-se em qualquer supermercado bom)
- 2 colheres(sopa) de alho picado
- Sal a gosto
- 1,5L de água
- Cheiro verde picado (salsinha e cebolinha) a gosto

Modo de Preparo:


Refogue no azeite (sem economizar) o "kit paella", retirando primeiro os camarões que compõe o "kit" assim que dourados, logo depois, retire e  escorra os outros frutos do mar e mantenha este caldo quente. 

Acrescente a cebola, o alho e os tomates. Quando estiver tudo refogado, junte o arroz, e mexa por mais ou menos 2 minutos. Coloque o açafrão, os pimentões picados , o cheiro verde e junte os frutos do mar do kit paella, exceto os camarões. Cubra tudo com água. 

Quando o arroz estiver no ponto desejado, coloque os camarões e desligue o fogo. Regue tudo com azeite e sirva imediatamente direto da paellera.


Porções: Serve 4 pessoas
Tempo estimado: Aproximadamente 1h30min
Acompanha bem: Vinho Branco; Espumante
Opiniões: Nota: 9,0




<Débora>
Foi muito divertido fazer a receita, além disso, é um prato muito completo e saboroso, muito bom para curtir com a família!

A Paella
"Para quem não conhece, a Paella é originária de Valência, região costeira da Espanha. É nada mais do que um arroz composto de vários ingredientes e especiarias. Originalmente era feita por trabalhadores do campo, que misturavam vários ingredientes no arroz, e comiam diretamente da panela. Com o passar do tempo, a Paella evoluiu com o desenvolvimento da gastronomia e com a criatividade dos cozinheiros." <http://www.petitgastro.com.br/a-historia-da-paella-e-as-tradicoes-de-um-dos-mais-famosos-pratos-do-mundo/>

beijos, dos gordos!