Devido a outros deveres, ficamos afastados por um tempo, mas estamos de volta com muitas delícias é claro.
E para matar a saudade, bora curtir um comida Grega?
"Os gregos só fazem moussaká em ocasiões especiais, seja porque é um prato trabalhoso, ou porque, na sua forma popular, é considerado “muito pesado”, pois os gregos costumam ter uma alimentação muito saudável (comida do Mediterrâneo).
O moussaká é considerado internacionalmente como o prato representativo da culinária grega, praticamente todos os restaurantes na Grécia têm em seu cardápio o famoso prato e todo restaurante grego fora da Grécia, também.
O nome moussaká não é uma palavra de origem grega. Provavelmente, sua origem é árabe. Na Turquia, há um prato chamado moussaká que é um cozido de berinjelas e carne, assim como em alguns países árabes e na Romênia e Iugoslávia também existem pratos com o mesmo nome, que levam berinjelas, mas nada tem a ver com o famoso prato grego. Segundo a famosa escritora e pesquisadora Aglaia Kremesi, imaginava-se que o moussaká tivesse sido inventado no palácio de Topkapi (residência dos sultões) em Istambul (antiga Constantinopla) durante o domínio otomano, mas o certo é que não há registro de como era feito o moussaká antes dos meados do século XX, quando o conceituado chef Nicholas Tselementes colocou a receita em seu livro de culinária já utilizando o molho bechamel que é uma invenção francesa.
Seja lá qual for a origem, a verdade é que os gregos é que deram a este prato a fama, o sabor e sua forma atual."
Depois da história, vamos a receita..
Lembrando que nossas dicas, dificuldades e adaptações da receita estarão inclusas!
INGREDIENTES:
Para montagem: este prato é feito de camadas, leia todas as partes para não pular nenhuma! (Camadas: Batata + Berinjela + Molho de Carne + Molho Bechamel)
4 berinjelas (cortada longitudinalmente em 1 cm)
6 batatas (cortadas em rodelas de 1 cm)
50 gr de queijo ralado (utilizamos o queijo parmesão)
Óleo para fritar
Molho de carne:
1 kg de carne moída (patinho ou alcatra)
1 cebola média
2 colheres de café de alho
½ xícara de chá de salsinha picada
3 colheres de sopa de extrato de tomate
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Uma colher de chá de açúcar
Uma pitada de noz moscada
2 folha de louro
½ xícara de chá de vinho (utilizamos o tinto)
1 xícara de chá de água quente
Azeite
Molho bechamel:
4 colheres (sopa) de manteiga
8 colheres (sopa) de farinha de trigo
Sal a gosto
2 ovos
4 xícaras de chá de leite
50 gr de queijo ralado
MODO DE PREPARO:
Berinjelas:
Corte fatias longitudinais de cerca de 1 cm de espessura e grelhe (há a opção de fritar ou assar também) as berinjelas umedecidas com azeite.
Batatas:
Frite no azeite até formar uma casquinha dourada e deixe secar em papel absorvente (há a opção de grelhar ou assar também).
Molho de Carne:
Aqueça o azeite numa panela, refogue a cebola, o alho e em seguida refogue bem a carne moída. Coloque o extrato de tomate e refogue mais um pouco. Junte o vinho, a água e os temperos (sal, pimenta, salsinha, noz moscada, açúcar e louro) e deixe cozinhar em fogo baixo durante cerca de 15 minutos ou até o molho ficar mais sequinho.
Molho Bechamel:
Leve ao fogo a manteiga (fizemos com margarina haha) deixe derreter e adicione a farinha mexendo rapidamente, junte aos poucos o leite (devagar e mexendo sempre para não empelotar). Quando terminar de juntar o leite apague o fogo.
Numa tigela, bata as claras até espumar bem (não precisa bater até o ponto de neve), junte as gemas e bata até ficar homogêneo. Junte os ovos batidos ao creme na panela. Após isso, tempere com o sal e misture o queijo ralado.
Montagem:
Pré-aqueça o forno a 200 °C.
Numa forma funda, monte o Moussaká colocando as batatas, salpique com queijo ralado, as berinjelas, queijo ralado, o molho de carne, as berinjelas, o molho bechamel e mais um pouco de queijo!
Coloque no forno para assar por cerca de 45 minutos ou até formar uma crosta mais escura.
Deixe esfriar bem antes de cortar (comemos quente mesmo!)
Obs: Deixe as cascas na berinjela para ela não desmanchar; Deixar as Batatas por ultimo para absorver os líquidos; Deixe esfriar um pouco para maior absorção dos líquidos.
Tempo de Preparo: 2h30 (marromenos =O)
Nota da Família: 10 !!!!!!!!!!!!!!!
Meu, dá trabalho! hahahah
Para acessar a referência, clique aqui.
beijos dos gordos (.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário